Excesso de informações no ambiente de trabalho pode ser algo ruim? Entenda o fenômeno da infoxicação

Publicado em 11 de novembro de 2024

No ambiente corporativo, há casos em que os funcionários se vêem em situações de sobrecarga de informações, um termo que também remete a intoxicação. 

O fenômeno, chamado de infoxicação, é causado pelo fluxo constante de conteúdo digital e isso pode dificultar a concentração e capacidade de absorção das informações pelos funcionários.

Outras questões que também podem agravar a situação são:

 

Sintomas como estresse e fadiga nos colaboradores estão entre os principais impactos do excesso de informações, alerta o CEO da Dialog, Hugo Godinho.

Com essa intoxicação, a produtividade e o bem-estar dos trabalhadores acabam sendo afetados, experienciando situações de estresse, ansiedade e procrastinação.

Vale ainda ressaltar que colaboradores sobrecarregados de informações estão propensos a ter maiores dificuldades para manter a concentração e o ritmo necessário para alcançar as metas e os objetivos.

 

Em vista disso, é essencial que as empresas revisem suas estratégias de comunicação e o primeiro passo é adotar um canal de comunicação que direcione mensagens adequadas a cada público específico e evite uma série de informações ao mesmo tempo.

Outra estratégia que também pode ser implementada é a conscientização e o diagnóstico da situação, identificando a frequência e relevância dos conteúdos para ajustar o fluxo de informações e priorizar a qualidade sobre a quantidade.

Voltar para a listagem de notícias